ATENÇÃO TOTAL

Lula quer dar maior atenção do governo federal no norte e no sul do Brasil

O ministro detalhou que na próxima terça, quarta e quinta, estão sendo preparadas reuniões com as bancadas dos Estados afetados pelos eventos climáticos


De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), O presidente Lula (PT) discutiu nesta segunda-feira (16), em reunião com seus principais ministros, as ações do governo federal diante da seca no Amazonas e das enchentes no sul do Brasil. Conforme Padilha, esse é o principal foco do presidente nesta semana, além do resgate de brasileiros no Oriente Médio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Lula está focado nesse momento naquilo que devemos estar focados: Cuidar da situação do Amazonas, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e das situações de tragédias que estão acometendo esses Estados. Continuar mobilizando a presença de ministros do governo lá e continuar orientando o [vice-presidente Geraldo] Alckmin a coordenar ações”, disse a jornalistas depois da reunião.

O ministro detalhou que na próxima terça, quarta e quinta, estão sendo preparadas reuniões com as bancadas dos Estados afetados pelos eventos climáticos e respectivamente com seus governos estaduais, e o Ministério da Integração já está monitorando a situação do Paraná e do interior do Estado de São Paulo.“Lula tem tido uma preocupação especial ao longo desse período no acompanhamento. [Está] trabalhando diariamente no acompanhamento e monitoramento das ações”, disse.

Conforme o ministro das relações Institucionais, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, já está no Amazonas para anunciar “grandes investimentos de socorro e de apoio às ações na área da saúde”. Segundo Padilha, Lula também teria pedido ao vice-presidente Alckmin que desse seguimento no contato direto com o governo do Amazonas, Wilson Lima.

Padilha afirmou também. que seu ministério estará em Santa Catarina no próximo sábado (21) para monitorar as ações do governo federal à região, que foi atingida por fortes chuvas deixando centenas de desabrigados. Na reunião desta segunda-feira (16),  Lula participou por videoconferência, pois ainda está em recuperação no Palácio da Alvorada após duas cirurgias realizadas no final do mês de setembro.