Lewiston, uma pequena cidade com 38 mil habitantes situada no estado do Maine (EUA), viveu momentos de terror na noite desta última quarta-feira (25/10), quando o ex-militar Robert Card de 40 anos, abriu fogo em uma pista de boliche e um restaurante matando 18 pessoas e ferindo outras 13. A polícia montou uma força tarefa na tentativa de impedir que o atirador, que continua foragido, fuja para o Canadá.
De acordo com informações divulgadas na imprensa, uma enorme operação policial esta em andamento, reunindo policiais dos departamentos das cidades de Lewiston, Nova York e Boston, além de contarem também com a ajuda dos Agentes do FBI para auxiliar na busca. Durante o procedimento de captura, estabelecimentos comerciais e empresas foram orientados a fechar as portas e as aulas na rede pública também foram suspensas.
Segundo levantamento do instituto Gun Violence Archive, desde o início deste ano, 565 tiroteios em massa foram registrados no país, provocando a morte de 595 pessoas, mas o massacre no Maine, como está sendo chamado foi o mais mortal de 2023. O presidente dos EUA, Joe Biden, publicou um pronunciamento oficial em que lamenta a morte das pessoas em Maine e afirma que oferecerá tudo que for necessário para apoiar o povo do estado.
Como aconteceu
A cidade de Lewiston, fica a cerca de 56 km ao norte de Portland, a maior cidade do estado do Maine, que não exige autorização para porte de armas e tem uma cultura de posse de armas que está ligada às suas tradições de caça e tiro esportivo. Uma tradição que levam muitos a considerar um dos estados mais seguros dos EUA e que nunca iam imaginar que um massacre desta proporção que foi visto essa semana poderia acontecer.
De acordo com a polícia do estado do Maine, os relatos dos primeiros disparos ocorridos em uma pista de boliche foram registrados às 18h56 (19h56 no horário de Brasilia). Após 12 minutos, uma nova ligação foi recebida com informações sobre disparos em um bar, do outro lado da cidade, a cerca de seis quilômetros da pista de boliche. Segundo informações oficiais, sete pessoas foram mortas no boliche, oito morreram no bar e outras três faleceram nos hospitais da região.