O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (Câmara dos deputados americana), Kevin McCarthy, foi destituído do cargo, nesta terça-feira (3) em uma votação no Capitólio que contou com 216 votos a favor da cassação e 210 contra. No lugar do Republicano, assume temporariamente o deputado Patrick T. McHenry até a eleição do novo presidente.
A Ação dos deputados americanos é a primeira em 234 anos de história do parlamento, após a aprovação de uma resolução que liberou a “vacância do cargo de presidente da Câmara”. O pedido de destituição de McCarthy foi solicitado pelo deputado republicano Matt Gaetz, que o acusou de ter se comprometido com os democratas de aprovar um projeto de lei que evitou a paralisação do governo dos EUA por 45 dias.
O republicano também acusou o agora ex-presidente da Câmara de supostamente concordar com um “acordo secreto” com o presidente dos EUA, Joe Biden, para financiar a Ucrânia.
McCarthy foi eleito como presidente do parlamento em uma eleição conturbada, pois também pela primeira vez em 100 anos a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos não elegeu o presidente na primeira votação. Para que o republicano fosse eleito, foi preciso 15 rodadas de votações e acordos de concessão para os deputados mais conservadores, trazendo insatisfação ao bloco mais moderado da ala de Direita americana. A destituição de McCarthy acontece após nove meses de governo.