SAÚDE

100 mil pessoas no Acre devem tomar uma dose extra da vacina bivalente contra o Covid-19

Mesmo com a declaração da OMS em retirar o alerta de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), o vírus continua circulando em escala global


O ministério da Saúde está recomendando uma dose extra da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, além de pessoas imunocomprometidas, após a identificação de duas novas cepas do vírus da Covid-19 no Brasil. Cerca de cem mil pessoas no acre devem ser vacinadas para prevenir o risco de uma nova onda de contaminação provocada pelo vírus.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo dados apresentados pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), das cem mil pessoas que devem ser vacinadas no Acre, cerca de 71 mil são idosos. A coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, ressalta a importância dos grupos de risco tomarem a dose extra da vacina bivalente.

“As vacinas já estão disponíveis em todas as 246 unidades de saúde do Estado. É importante que os idosos e imunocomprometidos com mais de 12 anos e que tenham tomado a primeira dose há mais de seis meses se vacinem, porque a bivalente previne a infecção grave dos dois tipos de covid: a cepa original ancestral e a ômicron”, destacou

Mesmo com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) em retirar o alerta de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), o vírus continua circulando em escala global. Contudo, é preciso ter cuidado e a prevenção deve ser contínua.