O ministério da Saúde está recomendando uma dose extra da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, além de pessoas imunocomprometidas, após a identificação de duas novas cepas do vírus da Covid-19 no Brasil. Cerca de cem mil pessoas no acre devem ser vacinadas para prevenir o risco de uma nova onda de contaminação provocada pelo vírus.
Segundo dados apresentados pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), das cem mil pessoas que devem ser vacinadas no Acre, cerca de 71 mil são idosos. A coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, ressalta a importância dos grupos de risco tomarem a dose extra da vacina bivalente.
“As vacinas já estão disponíveis em todas as 246 unidades de saúde do Estado. É importante que os idosos e imunocomprometidos com mais de 12 anos e que tenham tomado a primeira dose há mais de seis meses se vacinem, porque a bivalente previne a infecção grave dos dois tipos de covid: a cepa original ancestral e a ômicron”, destacou
Mesmo com a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) em retirar o alerta de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (Espii), o vírus continua circulando em escala global. Contudo, é preciso ter cuidado e a prevenção deve ser contínua.