Devido à grande vazão do Rio Madeira, ocasionado pela seca que atinge os Estados da Região Norte, a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, teve que suspender subitamente suas atividades. A decisão foi tomada devido ao alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).

Foto: Santo Antônio Energia/Facebook
A empresa responsável pela operação da hidrelétrica emitiu uma nota afirmando que os níveis de vazão do rio madeira estão 50% abaixo da média histórica. A Hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores geradoras de energia do Brasil, com uma produção de 3.568 megawatts por meio de 50 turbinas. Em 2022, a Usina ocupou a quarta colocação no ranking de geração de energia.
“A medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o Rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida”, informou a empresa.
Essa é a segunda paralisação total da hidrelétrica. A primeira foi em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira. Conforme a empresa, o Rio Madeira irá continuar com seu curso normal, “com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer choque em seu fluxo natural.”