A empresa de internet via satélite Starlink do bilionário, Elon Musk, se tornou a principal fornecedora do produto na Amazônia brasileira. Segundo um estudo realizado pela BBC News Brasil, o serviço oferecido pala companhia foi lançado na região em 2022 e está liderando entre os provedores de banda larga fixa por satélite, alcançando 90% dos municípios da Amazônia Legal até julho deste ano.

Divulgação
Segundo o levantamento, a maioria dos clientes da Starlink vivem em regiões remotas da Amazônia, onde não há infraestrutura tradicional de internet de banda larga.
Em maio de 2022, o bilionário da comunicação participou de uma reunião com o então presidente Bolsonaro, em um resort de luxo no interior de São Paulo, Musk disse estar “super animado para o lançamento da Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”. Segundo o ministério da Educação e secretarias estaduais, apesar da reunião, a promessa de internet na região amazônica não saiu do papel.
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coletados pela BBC News Brasil apontam que a empresa já tem clientes privados em 697 dos 772 municípios da Amazônia legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).
Fonte: BBC News Brasil