Varanda de casa vira espaço cultural para artistas acreanos se apresentarem


CULTURA

O espaço ‘Café com poesia’ foi criado pelo poeta César Félix para o recital de poesias e outras expressões artísticas

Morador do Conjunto Bela Vista, em Rio Branco (AC), o historiador e poeta César Félix transformou a varanda da sua casa num verdadeiro centro cultural acreano, inspirando a poesia e reunindo os apaixonados por arte num local que ele denominou carinhosamente de “Café com poesia”.

Segundo os frequentadores, o lugar é aconchegante e acolhedor ao ponto de a pessoa se sentir em casa. No “Café com Poesia” não tem parede branca, como um livro em aberto, em cada canto há uma poesia. Com tanta informação em um só lugar, esquece-se um pouco o celular para ficar atento a tudo que aquelas paredes têm a dizer.

De acordo com César, ao ver a carência de espaços em que os artistas locais pudessem se expressar, o objetivo foi criar um ambiente autônomo, alternativo e, digamos, de microfone aberto. O espaço tem como foco principal a poesia, mas também é palco de diferentes expressões artísticas.

 

“A ideia de criar o espaço Café com Poesia, na verdade, é pra eu ter um pouco de saúde mental, porque passei um tempo fora de Rio Branco e quando voltei identifiquei que nosso estado, que é culturalmente muito rico com a ancestralidade indígena, afrodescendente e do nordeste, mas, ao mesmo tempo, tínhamos uma cidade morta culturalmente. Olha a contradição disso! Uma cidade que não olha para sua cultura”, disse.