CAPACITAÇÃO

Seplan e Sead iniciam curso de formação em planejamento estratégico para órgãos públicos

O curso aborda temas como planejamento, orçamento e recursos humanos, com o objetivo de capacitar servidores


A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou nesta segunda-feira, 12, a abertura do Curso de Formação para Elaboração de Planejamento Estratégico Setorial dos Órgãos da Administração Direta e Indireta. A abertura ocorreu no auditório da Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco.

 Foto: Ascom/Seplan

A abertura contou com a presença do secretário adjunto de Pessoal da Sead, Guilherme Duarte, e a secretária adjunta da Seplan, Kelly Lacerda. O curso aborda temas como planejamento, orçamento e recursos humanos, com o objetivo de capacitar servidores na elaboração de seus planos estratégicos, aumentar a produtividade das equipes dos órgãos direcionando objetivos e priorizando projetos, além de buscar otimizar a aplicação dos recursos públicos.

Segundo explica Ricardo Brandão, secretário de Planejamento “o principal objetivo do planejamento estratégico é evitar a estagnação, e o maior desafio é fortalecer cada vez mais a cultura do planejamento para fazer a diferença no desenvolvimento do nosso estado. A nossa meta é que o orçamento governamental seja elaborado em função das políticas públicas para focar em projetos que garantam entregas efetivas à sociedade”.

Um mapa estratégico identifica e prioriza as principais iniciativas e ações necessárias para alcançar os objetivos estratégicos, mantendo sempre a visão sistêmica. Ele oferece clareza sobre o que precisa ser feito, orienta a tomada de decisões e auxilia na alocação eficiente dos recursos.

Segundo Regiane Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento Governamental (DEPPG) da Seplan, “a construção dos planos segue o processo já iniciado com a Agenda Acre 10 anos, que possui as 10 metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos, é alinhado ao Plano Plurianual (PPA) e ao Plano Estratégico de Governo. Será utilizada a metodologia da Fundação Dom Cabral para desenvolver uma cultura de planejamento no estado, para oferecer uma maior eficiência dos órgãos e secretarias”.

A capacitação tem carga horária de 120 horas e capacita 38 servidores, que serão certificados. Como produto, cada um dos cinco órgãos participantes, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), Fundação de Tecnologia (Funtac), Agência de Negócios do Acre (Anac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) apresentará seu planejamento estratégico.

Fonte: Agência de Notícias do Acre