Com o objetivo de oferecer serviços de promoção de bem-estar e cidadania para a população, ocorreu neste sábado, 8, mais uma edição do Juntos Pelo Acre. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou dessa edição com atendimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além da distribuição de mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta.
Atuando diretamente nas comunidades que mais precisam de acesso à cidadania, esta edição do Juntos pelo Acre foi realizada na Vila Verde, localizada no km 58 da Transacreana.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância do projeto que visa aproximar o poder público das pessoas oferecendo serviços básicos, orientações e cidadania.
“Essa ação tem o objetivo de aproximar a população dos serviços públicos e a Sema sempre participa ativamente do Juntos pelo Acre com distribuição de mudas, educação e regularização ambiental. Nesta edição, estamos com as nossas equipes oferecendo atendimento e orientações sobre o CAR e distribuindo mudas do Viveiro da Floresta”.
Como suporte aos produtores rurais da região, foram ofertados pela equipe da Sema os serviços de apoio à inscrição e retificação do CAR e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e projetos de fomento e implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Morando com a família na região desde a infância, o produtor rural da transacreana, Afonso do Nascimento Sales Costa, buscou o atendimento da equipe do CAR e elogiou a iniciativa. “Viemos aqui hoje com a Sema e graças a Deus que fomos bem atendidos fomos orientados bem a respeito do que viemos atrás, sobre a questão do Ibama e do Imac, e agora vamos correr atrás. Essa vinda aqui foi muito boa e agilizou bastante coisa pra gente, em vez de a gente ter que ir lá”, afirmou.
Ainda como parte da atuação da Sema no Juntos pelo Acre, a secretaria realizou a distribuição de mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta. Ao todo, mil mudas foram doadas aos moradores da Vila Verde. Entre as espécies de plantas nativas e frutíferas distribuídas estavam: café clonal, caju, cupuaçu, ingá de metro e ingá de macaco.
Aluno do Curso de Cafeicultura do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológia (Ieptec), o senhor Altemir Carlos de Freitas foi um dos beneficiados com as mudas do Viveiro da Floresta. Com sua muda de café em mãos, Altemir declarou que esse pode ser o começo de uma nova história na sua vida.
“Era um sonho da minha adolescência cultivar café e eu consegui esse curso através do Estado, no Ieptec, que me proporcionaram essa oportunidade. E graças ao Viveiro da Floresta, que me cedeu a primeira muda, não é o começo de um grande cafezal, porque eu já aprendi a fazer o clone dele, daí posso tirar outras mudas pra mim”.
Fonte: Agência de Notícias do Acre