RECONHECIMENTO

Representantes da Seseg AC são escolhidos para compor Comitê Estratégico Estadual do Plano Amazônia: Segurança e Soberania

O governo do Acre, participou de uma reunião técnica na Sede do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília


O Ministério da Justiça e Segurança Pública designou nesta terça-feira, 6, para compor o Comitê Estratégico Estadual do Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano Amas, o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado do Acre, coronel Evandro Bezerra da Silva, o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre, Marcos Frank Costa e Silva e a diretora de Gestão Administrativa e Financeira, Marilda Moreira Brasileiro Rios. Os nomes foram indicados pelo secretário de segurança pública do Acre, coronel José Américo Gaia ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Foto: Ascom/Sejusp

“O plano Amas é muito importante para o nosso Estado, é por meio dele que são desenvolvidas ações de segurança pública levando em consideração as necessidades e as especificidades dos Estados que compõem a Amazônia Legal com o objetivo de reduzir de crimes ambientais e conexos. Por isso é tão importante termos representantes que atuem de maneira assertiva”, disse o secretário José Américo Gaia.

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou de uma reunião técnica na Sede do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília visando a efetivação para o estado do Acre de projetos estratégicos do governo federal, com proposições de programas operacionais. Serão investidos R$ 318 milhões para todo o Brasil, orçamento advindo de contrato do BNDES. Nesta primeira fase, o recurso previsto do Amas a ser destinado para o Acre é de R$ 45. 534.219,70.

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, reforça que o programa visa combater os diferentes crimes que acontecem na Amazônia Legal. “Compor o plano Amas será de grande importância para que nosso trabalho na segurança pública do Estado seja cada vez melhor”, disse.

O Plano Amas, foi instituído em julho de 2023, por meio do decreto presidencial nº 11.614, de 21 de julho. O delegado Marcos Frank fala sobre a importância do programa para o Acre. “O programa Amas é importante para a Amazônia e em especial para o estado do Acre. Nos sentimos honrados pela designação feita pelo ministro para composição do comitê estadual. A missão exige dedicação e vamos potencializar ainda mais a segurança e soberania a que se destina o plano”, disse.

A diretora de Gestão Administrativa e Financeira, Marilda Moreira Brasileiro Rios, destaca que o foco será direcionado à prevenção, repressão e atuação estratégica em segurança pública, de forma organizada e coordenada em todas as frentes de atuação. “Compor o Amas é um grande desafio e honra, recebemos com muita responsabilidade essa missão. É muito importante que estejamos juntos a todos os estados que compõem a Amazônia Legal, para que possamos desenvolver ações de segurança dentro da realidade de cada local”, concluiu.

Perfil dos profissionais

Evandro Bezerra da Sila é coronel R1 da Polícia Militar do Estado do Acre, pós-graduado em Administração e Gestão Pública pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC, pós-graduado em Segurança Pública e Complexidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Formado em Operações Especiais no 8° Curso de Operações Policias Especiais – COPE no BOPE/PMPE; Atuou no Corpo de Bombeiros Militar do Acre – CBMAC; Batalhão de Operações Especiais – BOPE/PMAC; no comando do 2º e 6º Batalhões de Polícia Militar; Coordenador-Geral do Grupo Especial de Operações em Fronteira do Acre – Gefron/AC e atualmente exerce o cargo de secretário ajunto de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre.

Marcos Frank é bacharel em Direito pela Ufac em 2009, tem pós-graduação em Medicina Legal e Psicologia Forense, Ciências Forenses e Perícia Criminal, ambos pela Unyleya, e Ciências Penais pela Anhanguera. Fez curso de Multiplicador em Unidades Especializadas de Fronteiras em 2019 e concluiu a 13ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento, Polícia Judiciária, da Força Nacional em 2022.

Marilda Moreira Brasileiro Rios é Graduada em Administração de Cooperativas e Pós Graduada em Administração Pública. Consultora certificada pela GigaMedia em Captação de Recursos de Bancos Públicos, Privados e de Agências de Desenvolvimento. Consultora em Elaboração de Projetos e Mobilização de Recursos voltados para a Gestão Pública e para Instituições do Terceiro Setor. Atuou no governo do Estado do Acre na Coordenação de Projetos Estratégicos voltados para geração de oportunidades de trabalho e renda; Assessora Técnica em Projetos Especiais por seis anos, e nove anos com Comunidades e Políticas Públicas Florestais (Organizações Sociais, Certificação Florestal em Cadeia de Custódia e Grupo, Residência Florestal). Consultora do Sebrae/AC em temas ligados à Gestão Administrativa Comercial e Financeira, Elaboração de Planos de Negócios e Estudos de Viabilidade Econômica, Cooperativismo e Artesanato. Consultora de diversas associações e cooperativas (lácteas e florestais), no assessoramento à elaboração e execução de projetos de desenvolvimento socioeconômico e profissionalização dos respectivos conselhos diretivos, e prestações de contas a investidores.

Fonte: Agência de Notícias do Acre