O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), participou, nos dias 29 e 30, da 20ª edição do Seminário Febraban de Relacionamento com o Consumidor, Semarc Nacional 2024, em São Paulo.
Em dois dias de palestras o evento contou com representantes dos órgãos de proteção do consumidor de todo o país, do Banco Central e de instituições financeiras, debatendo temas inerentes às políticas de defesa do consumidor e teve como tema principal “Avanços e desafios na proteção e defesa do consumidor: a tecnologia aplicada à experiência do consumidor bancário”.
Também foram abordados temas voltados às tendências e desafios para os próximos 20 anos na proteção do consumidor bancário; Inovação, educação e proteção do consumidor: reflexões e impactos da implementação de novas tecnologias em serviços financeiros; Golpes e fraudes: a tecnologia a favor do consumidor; A vulnerabilidade do consumidor e a tecnologia inclusiva; e O relacionamento e diálogo com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
O evento proporcionou um diálogo contínuo, aberto e construtivo com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e foi importante para reforçar a conexão entre clientes e fornecedores, bem como a inclusão da defesa do consumidor na pauta estratégica do setor financeiro.
Para a presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, a participação do Acre nesta 20ª Edição do Seminário “contribui para a valorização da identidade cultural e debate dos principais problemas existentes ligados às relações de consumo, principalmente no setor bancário, promovendo uma conexão mais forte frente aos desafios impostos pela inovação, tecnologias e vulnerabilidade do consumidor, e as principais ferramentas necessárias para garantir a proteção e educação desses direitos”, pontua a presidente.
O Semarc, ao longo de seus 20 anos, tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento da educação e da inclusão social em diversas comunidades. Desde sua criação, a organização tem se dedicado a promover o acesso ao conhecimento e à formação profissional, impactando a vida de milhares de consumidores.
Fonte: Agência de notícias do Acre