OPERAÇÃO MORALIZA

PF investiga desvio de combustíveis e corrupção no município de Cruzeiro do Sul

Segundo os agentes federais, existem fortes indícios de irregularidades na documentação dos veículos alugados pelo executivo municipal


A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (17), em Cruzeiro do Sul, interior do Acre a Operação Moraliza, que visa coibir crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro cometidos por servidores da Prefeitura do município, localizado a 636 km da capital Rio Branco. As investigações realizadas pela PF indicam que os envolvidos no caso estariam agindo em um esquema de desvios, combustíveis e de falsos contratos de locação de veículos.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os eventos investigados pela PF apareceram após diligências aplicadas pelos agentes na Operação Maverick, que também visava investigar um esquema criminoso de desvio de combustíveis envolvendo servidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Apesar do foco em desvio de combustíveis, a PF também identificou que a quadrilha atua em outras intervenções fraudulentas.

Segundo os agentes federais, existem fortes indícios de irregularidades na documentação dos veículos alugados pelo executivo municipal, aos quais, além de estarem irregulares, os mesmos são usados para transportarem ou utilizarem para uso particular os combustíveis que estão sendo desviados, trazendo prejuízo aos cofres públicos.

Cerca de 50 policiais federais foram acionados na operação. Os agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão, no município de Cruzeiro do Sul. Os investigados pela PF podem responder por crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes de lavagem de capitais.