A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (13), as operações Maverick e S.O.S Kids contra crimes de abuso sexual infantojuvenil. Os mandados de busca e apreensão foram realizados na Capital Rio Branco e no interior, no município de Cruzeiro do Sul.
Em nota, a PF informou que o alvo das investigações é combater a posse, o compartilhamento e a comercialização de imagens de conteúdo sexual de crianças e adolescentes na internet.
As inquisições iniciaram em setembro do ano passado até janeiro de 2024, quando o conteúdo recolhido foi encaminhado à PF para análise. As operações foram autorizadas pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco e também pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, onde foram expedidos dois mandados judiciais contra os acusados.
As operações contaram com a participação de dez policiais federais, que buscaram encontrar evidências que comprovem a participação dos investigados nos crimes sexuais. Caso seja comprovada participação, os acusados podem responder por armazenar, compartilhar e vender imagens com conteúdo sexual infantojuvenil. A pena para esse tipo de crime pode ser superior a dez anos de reclusão.
A PF também indica que há a possibilidade de novas operações para identificar outros membros da organização criminosa de crimes sexuais contra crianças e adolescentes na internet.