A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (31) a Operação “Matriarca” que atuou nos Estados do Acre, Goiás e Mato Grosso, com o intuito de combater facções criminosas que atuam nesses três Estados. Na ocasião, os agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão nos municípios de Epitaciolândia e na capital do Acre, Rio Branco, e em Goiás, nas cidades de Goiânia, Senador Canedo, e Rondonópolis, no Mato Grosso.

Foto: Gov.br
A 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou mandados judiciais de busca e apreensão cumpridos pela PF. O nome da operação policial faz referência a quantidade de mulheres envolvidas na dissimulação de valores oriundos do crime.
As investigações duraram 3 anos, onde os envolvidos foram acusados de movimentaram mais de 60 milhões de reais. A Operação “Matriarca” investiga crimes de lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e organização ao crime. Caso os acusados sejam condenados, a pena equivale a mais de 15 anos de prisão.
A Operação realizada pela PF é uma continuação de outra atividade policial, denominada de “Ganância”, ocorrida em 2021, onde foi preso um homem indicado como um dos líderes da organização criminosa que atua no Estado do Acre.