O obelisco da Praça João Pessoa, localizado no Centro Cultural do Juruá (Antigo Fórum) de Cruzeiro do Sul, foi danificado por vândalos na madrugada dessa quarta-feira (6), para o furto de fios de uma luminária que faz parte do conjunto arquitetônico do patrimônio histórico do município.
A história do monumento corresponde a uma homenagem à Marinha do Brasil, devido à localidade se chamar anteriormente até 1920 de ‘Praça da Armada’. Na década de 30 do século passado, a localidade mudou de nome, passando a ser denominada Praça João Pessoa, que homenageou o político paraibano que também dá nome à capital do Estado da Paraíba. João Pessoa foi assassinado em 1930, durante o regime do presidente Getúlio Vargas.Segundo a direção do Centro Cultural, foi registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia Geral do município, atestando o delito contra o monumento público. A polícia afirma que está realizando investigações em Cruzeiro do Sul para identificar os agressores.
A prefeitura do município também recebeu uma notificação do Centro Cultural e afirmou em nota que irá realizar um trabalho de limpeza no local e restaurar o objeto histórico. O coordenador do Centro, Nacélio Flávio Generoso, disse que a prefeitura de Cruzeiro do Sul assegura também a recuperação da iluminação da Praça e estabelecer a segurança em seu entorno.