Museu e Memorial José Augusto tem data de reabertura prevista para início de 2024


CULTURA

Após oito anos fechado a previsão é que a nova empresa entregue a revitalização do espaço até fevereiro

Fechado desde 2015, o Museu e Memorial José Augusto teve sua reforma iniciada em 2021 com recursos do Banco Mundial orçada em R4 436mil e, de acordo com informações passadas nesta terça-feira (26/09), pela Fundação Elias Mansour (FEM), a previsão para reabertura do local está prevista para meados de fevereiro de 2024.

Entre as reformas incluídas no pacote estão: troca da cobertura, troca do piso e melhorias em impermeabilizações e funcionalidade dos dois ambientes. Segundo Minoru Kimpara, presidente da FEM, uma nova licitação será aberta no mês de outubro e a expectativa da instituição é de que os trabalhos sigam a todo vapor para que a conclusão da obra seja na data prevista.

O museu de Cruzeiro do Sul, estava fechado há oito anos, estava se deteriorando, mas em 2021 foi anunciada a primeira reforma que foi interrompida. De acordo com Kimpara, apesar de ser constato problemas no piso e nos palcos, será possível aproveitar uma boa parte do trabalho que já havia sido feito e a reforma não vai ter que se reiniciar completamente. 

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o gestor, a reabertura do museu será mais um passo na revitalização de espaços culturais do estado como: Museu dos Povos Acreanos, Museu da Borracha, Casa Chico Mendes, em Xapuri, além de revitalizar o Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.