O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) emitiu, nessa segunda-feira (15), uma autorização do repasse de verbas públicas para a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes dos rios e igarapés no Acre.
Não foi divulgado pela pasta o valor do repasse financeiro. Contudo, o MIDR informou que os valores variam conforme os montantes solicitados nos planos de trabalho entregues pelos prefeitos de cada município atingido pela cheia histórica na região. Os recursos obedecem a critérios técnicos da Defesa Civil Nacional.
O dinheiro destinado ao Acre será empregado no socorro e assistência às vítimas, restabelecendo os serviços essenciais da região. Cestas básicas também serão distribuídas aos desabrigados, além de Kits de higiene, dormitórios, colchões, água potável, dentre outros.
Conforme o MIDR, serviços de infraestrutura serão realizados na região para destravar o ambiente urbano das cidades afetadas.
“Entre as prioridades também constam serviços emergenciais de desobstrução de vias e canais de drenagem, limpeza urbana, demolição de estruturas comprometidas pelo desastre, reparo de muros e pontes, para garantir a segurança e a trafegabilidade”, informou.