3 DE JUNHO

Governo investe na educação da preservação do meio ambiente

No Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta segunda-feira, 3, o Estado destaca a importância de sensibilizar crianças, jovens e adultos para a causa


A educação ambiental é uma chave para disseminar informações, políticas e práticas educativas relacionadas ao meio ambiente. Esse é o principal objetivo das ações executadas pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), que já alcançaram mais de 7,5 mil pessoas desde 2023, quando as ações foram implementadas de forma continua por meio do Circuito Ambiental.

 Foto: Arquivo/Sema

No Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado nesta segunda-feira, 3, o Estado destaca a importância de sensibilizar crianças, jovens e adultos para a causa. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, disse que ter apoio do governador Gladson Cameli, ” um gestor comprometido com a vida das pessoas”, faz a diferença.

“Nossas equipes estão presentes nas comunidades, levando informações sobre mudanças climáticas, uso de recursos naturais de forma racional e sustentável, por meio da educação ambiental não formal, atuando nas escolas para que nossas crianças cresçam sabendo como a atitude de cada um pode contribuir para a multiplicação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e possam compreender o território em que vivem”, afirma.

A Sema realiza o Circuito Ambiental, que leva a temática ambiental para as escolas, com o intuito de difundir a informação para estudantes e a comunidade em geral, com jogos como o tapete Caminhando pelo Acre (mapa interativo que contém cartas com informações sobre os 22 municípios), Cine Verde (projeção de vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental), flanelógrafo (instrumento que possibilita falar de forma lúdica sobre biodiversidade e ciclo da água), sala de jogos e sessões de realidade virtual.

A aluna do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Barão de Rio Branco (CEBRB), Wilyane Sousa, participou do Circuito Ambiental e gostou das atividades. “Os óculos de realidade virtual mostraram como está o Rio Acre e é importante para a gente se conscientizar, não jogar lixo no rio”, afirmou.

Conforme o coordenador de Educação Ambiental da Sema, João Raphael Gomes, desde 2023, 17 municípios receberam ações, nas cinco regiões do estado e, até o fim deste primeiro semestre, mais dois municípios serão atendidos. “É um trabalho contínuo e conjunto à equipe de Educação Ambiental do Imac”, relata.

A secretária Julie Messias explica que a definição dos temas tratados em cada município é feita em conjunto com as secretarias municipais do Meio Ambiente, no âmbito da Rede de Governança Ambiental, que integra as ações municipais e do Estado, promovendo o alinhamento de objetivos e o aprimoramento de ações em prol da política ambiental.

 Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Educação ambiental para transformar

As atividades fomentam a participação ativa da comunidade, e as equipes identificam desafios e soluções para os impactos que as mudanças climáticas acarretam ao meio ambiente. Para aumentar o alcance das ações, a Sema estimula todos que participam a serem multiplicadores e levarem, para casa, para a sala de aula e outros espaços, as lições repassadas e também aprendidas.

Professora do 3º ano de um dos estabelecimentos que recebeu as ações, a Escola Nilce Machado da Rocha, em Porto Acre, Radija Caruta destacou que a atividade procura semear a educação ambiental no cotidiano dos alunos.

“Essa foi uma importante ação, que trouxe temas importantes aos nossos alunos. Foi um prazer receber as equipes aqui. Esse é um projeto lindo e inovador. Sempre faço atividades assim com os alunos, plantamos árvores, vemos o ciclo de crescimento, que é uma forma de conscientização”, conta.

Reativação da Comissão Estadual de Educação Ambiental

Para fomentar as ações de educação ambiental no estado, a Sema retomou as atividades da Comissão Educação Ambiental (Comeea) em fevereiro de 2024, com o objetivo de permitir um diálogo entre os diversos setores da sociedade e a efetiva implementação da Política de Educação Ambiental. Foi o primeiro passo para a elaboração de instrumentos de apoio à gestão, como o Plano Estadual de Educação Ambiental (PEA), tendo como referência a Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

Água potável e qualidade de vida

Em 2024, a Coordenação de Educação Ambiental, em parceria com a Divisão de Recursos Hídricos do Departamento de Unidades de Conservação e a Funasa, levou água potável e palestras de sensibilização sobre a importância da água potável e uso sustentável. Os filtros instalados foram do tipo Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z).

Foram beneficiadas três unidades de conservação (UCs) estaduais: a UC Floresta Estadual do Mogno, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade, em Cruzeiro do Sul; o Parque Estadual Chandless, em Manoel Urbano; e a Floresta Estadual do Gregório (Ugai do Acuraua), em Tarauacá.

“Promovemos rodadas de multiplicação de informações e palestras, para que todos pudessem utilizar os equipamentos instalados para obter água limpa e segura. Também mostramos a necessidade do uso racional da água, para preservar os recursos”, relata a secretária Julie Messias.

Fonte: Agência de Notícias do Acre