SAÚDE

Fundhacre volta a realizar cirurgias bariátricas

Para que as cirurgias pudessem voltar a ser realizadas na Fundação, foram adquiridos 55 kits cirúrgicos


A Fundação Hospitalar do Acre anunciou nesta terça-feira (17) a volta das cirurgias bariátricas na unidade de saúde. A intervenção cirúrgica, é o último estágio para as pessoas que lutam contra a obesidade e não conseguem cumprir os tratamentos convencionais de emagrecimento recomendados pelos médicos. Esses pacientes possuem comorbidades, com indicação médica para realizarem o procedimento cirúrgico.

Para que as cirurgias pudessem voltar a ser realizadas na Fundação, foram adquiridos 55 kits cirúrgicos. Para o coordenador do setor de obesidade, Alysson Morais, a Fundação Hospital vai operar cerca de dois pacientes por semana. “Este é apenas a chegada do primeiro pedido que vai garantir a cirurgia de 55 pacientes. Temos uma demanda reprimida, mas estamos trabalhando para dar conta dessa demanda de forma mais célere possível”, afirma.

Segundo Morais, é preciso cumprir alguns critérios para que uma pessoa com problemas de obesidade possa estar apta a passar pelo procedimento de cirurgia bariátrica. “A cirurgia é para pessoas que apresentam IMC acima de 40, com ou sem comorbidades e que já passaram sem sucesso por outros tratamentos. Também para pessoas com IMC acima de 35 com comorbidades como risco cardiovascular, diabete, hipertensão, apneia do sono e outras doenças”, diz.

O paciente que pretende participar do programa de Obesidade da Fundhacre, é preciso apresentar o Cartão do SUS, Cartão da Fundhacre e um encaminhamento de um médico da rede pública de saúde com destino à avaliação de cirurgia bariátrica, contendo o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e a especificação das comorbidades.