Incentivados pelos excelentes resultados da economia, empresários apostam em mais uma edição da Expoacre em Rio Branco para apresentar todo o potencial da indústria acreana. Ampliado, o Espaço Indústria vai reunir mais de 140 expositores, representantes de associações e federações, que foram recepcionados pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), bem como pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), durante um café da manhã nesta quarta-feira, 28, no Parque de Exposições Wildy Viana.
Ao dar boas-vindas para o setor, o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou a política industrial fomentada pelo governo, com objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, além de ampliar a competitividade da indústria acreana.
“Vivemos um momento histórico de crescimento da economia acreana, que reflete o compromisso do governador Gladson Cameli e de toda a gestão pública na construção de um estado competitivo, inovador e na vanguarda da sustentabilidade”, acrescentou Mesquita.
Representando a Fieac, o assessor de relações institucionais Mozani Mariano agradeceu a todos os empresários que estão investindo na Expoacre. “É uma oportunidade de apresentar a vitrine da transformação. Temos a certeza de que, durante toda a feira, novos negócios serão prospectados para o fortalecimento da nossa economia. Queremos agradecer a todos que acreditam na Fieac e na política industrial do estado”, destacou.
De acordo a Seict, a expectativa é de superar os R$ 17 milhões movimentados no ano passado. O especialista em empreendimentos imobiliários Ricardo Leite falou que a presença na feira é importante para o empresário avaliar as condições de mercado: “Este ano vamos apresentar uma casa-modelo e a expectativa é de gerar bons negócios no ramo imobiliário”.
Mauro Bruno Correia vai participar pela primeira vez da maior feira de negócios do estado. Para ele, estar no Espaço Indústria é uma oportunidade para sua empresa ampliar o número de clientes. “Estamos esperançosos com a realização dessa feira, certamente sairemos daqui com novos clientes”, avaliou.
Espaço internacional
Outro destaque dado durante a apresentação do Espaço Indústria foi à área destinada aos expositores do Peru e da Bolívia. O coordenador de assuntos internacionais da Câmara Técnica do Comércio Exterior, Alejandro Salinas, garantiu a presença de 40 empresários das regiões de Puno, Arequipa e do Vale Sagrado dos Incas, com produtos hortifrútis, agroindustriais e artesanato.
“A cada ano ampliamos a vinda de empreendedores peruanos. Isso demonstra avanços na política de comércio exterior. A Expoacre é uma porta de entrada para atender o mercado do Norte, com mais de 30 milhões de habitantes. Esse trabalho do governo na fomentação do comércio bilateral é importante nesse intercâmbio comercial, que já apresenta resultados de importações e exportações”, disse Salinas.
Na área de inovação, o espaço tecnológico será apresentado por 14 expositores. A feira repete o sucesso dos jogos eletrônicos, com competições e o Campeonato Interbairros de Free Fire, além da participação da Associação de Nerds do Acre, com experiências incríveis dos melhores eventos nerds e geeks. O espaço também contará com apresentação inédita de aeromodelismo.
Com PIB de R$ 1,4 bi, a indústria acreana gera 16,5 mil empregos diretos. O setor com mais de 1.140 empresas de pequeno, médio e grande porte é responsável por 10,7% dos empregos formais em todo o estado.
Também prestigiaram a programação desta manhã o presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Vanderley Neto; a presidente do Procon, Alana Albuquerque; o presidente da Cageacre, Pádua Bruzugu; o coordenador adjunto da Expoacre, Julio Cesar Farias; a presidente da Agência de Negócios do Acre, Waleska Bezerra; e os presidentes de sindicatos da Fieac.
Fonte: Agência de Notícias do Acre