ESCALDANTE
Defesa Civil alerta que umidade do ar deve piorar no período da noite, chegando a 19%.
O calor não é novidade no Acre, mas, ultimamente, as temperaturas têm ficado ainda maiores que a média. Nesta quarta-feira (23/08), o termômetro que fica no Centro de Rio Branco chegou a registrar 43ºC no fim da manhã. Já na região do Alto Acre e no Juruá, as médias ficaram em 38º e 37º respectivamente.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, os dias têm sido quentes desde o amanhecer. “Estamos amanhecendo com dias mais quentes, e à tarde piora. Hoje podemos ter o dia mais quente do ano até agora. A sensação térmica facilmente ultrapassará os 40 graus. Nós estamos vivendo essa onda de calor em todo o país, da mesma maneira hoje teremos a menor umidade do ar registrada nesse ano, nós chegaremos ao final da tarde, início da noite, a 19%”, ressalta
Ainda de acordo com o coronel, além do calor e da baixa umidade, a qualidade do ar também apresenta piora e pode contribuir para problemas de saúde. “A qualidade do ar piorou das últimas 24 horas, ela já estava piorando das últimas 48 horas, amanhecemos com 52 microgramas de partículas por metro cúbico, isso já é bastante poluição. Isso em virtude de queimadas, tanto aqui quanto em outras regiões, que chegam até nós”, explica.