Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os acreanos vão permanecer na bandeira verde para o mês de junho deste ano, além de não ocorrer custo adicional nas contas de energia elétrica desses consumidores. Desde abril de 2022 (26 meses), não há mudanças significativas nas contas de energia do Acre.
A Aneel afirma que as condições favoráveis de geração de energia no país foram importantes para que não ocorresse a alteração no valor das tarifas energéticas. Embora as contas de energia dos acreanos não sofram reajustes neste mês de junho, a instituição orienta que é preciso que o consumidor possa manter a vigilância e responsabilidade, evitando desperdício que prejudiquem o meio ambiente e a sustentabilidade do setor elétrico.
Bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. O sistema conjectura o custo da produção de energia, considerando a disponibilidade de recursos hídricos e o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de termelétricas, que são fontes de geração de energia mais caras.