ENERGIA ELÉTRICA

Aneel afirma que em fevereiro vai operar na bandeira verde no Acre

A iniciativa da aplicação da Tarifa “Verde” na região ocorre desde abril de 2022, devido às condições favoráveis da geração de energia nas hidrelétricas em todo o Brasil


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira (30) que o Acre irá operar com a tarifa “bandeira verde” no mês de fevereiro. Isso quer dizer que os acreanos estão dispensados de pagar os custos adicionais de suas contas de energia elétrica.

A iniciativa da aplicação da Tarifa “Verde” na região ocorre desde abril de 2022, devido às condições favoráveis da geração de energia nas hidrelétricas em todo o Brasil. Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o cenário na geração de energia no país é bastante positivo.

“Com a geração em franca expansão, principalmente de fontes renováveis e limpas, alcançamos 22 meses seguidos de bandeira verde acionada. Sinal bastante positivo para o País que reflete condições favoráveis de geração de energia”, disse Feitosa.

A agência de regulação de energia no país monitorou mensalmente as projeções de acionamento das bandeiras, adequadas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). A estrutura das bandeiras tarifárias existe desde 2015, e convém explanar o custo real da geração de energia. As bandeiras tarifárias estão definidas em verde, amarela ou vermelha.