ECONOMIA

Acre registra, em janeiro, alta de 5,1% no setor de serviços e acumulado de 24,7% no ano

Os segmentos do comércio e da construção civil foram os que mais contrataram, segundo o IBGE


Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (15), o Estado do Acre registrou no mês de fevereiro deste ano a 3ª colocação do país no crescimento do setor de serviços, com 5,1% em comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal. O Estado está empatado com Roraima e abaixo do Rio de Janeiro (5,3%) e do Amazonas (10,9%).

Foto: Juan Diaz/ContilNet

Segundo o IBGE, em comparações com o período homólogo, houve um aumento de 24,7%, sendo a segunda alta consecutiva, pois em comparação com dezembro de 2023 a alta foi de 8,6%. O acumulado entre os meses de janeiro de 2023 a janeiro deste ano, a alta nos valores chegou a 9,8%.

Conforme a Agência de Notícias do Acre, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado/AC (Seict), Assurbanipal Mesquita, declarou que os números apresentados pelo Instituto Federal ratificam uma guinada econômica induzida pelo governo do estado.

“Tudo isso é reflexo do fechamento de 2023 e início deste ano, que a gente pode considerar que foi um ano de retomada econômica e consolidação dessa retomada. O governo do Acre vem induzindo a economia, retomando os serviços da construção civil, reativando diversos programas e mantendo em dia a folha de pagamento, que é um dos principais pontos que alimenta o setor de comércio e serviços”, destacou.

Conforme o portal do governo acreano, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), expostos no início de 2024, destacam que, no balanço do ano passado, foram geradas 50,7 mil admissões contra 46,1 mil demissões, num total de 4.562 novos postos formais. Os segmentos do comércio e da construção civil foram os que mais contrataram, segundo o balanço.