O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), realizou na última terça-feira, 5, em Rio Branco, o Fórum de Procons da Região Norte. O evento reuniu representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e de Procons da Região Norte para tratar sobre temas atuais e de relevância inerentes aos direitos do consumidor.
O evento teve como um de seus principais objetivos propiciar o aprimoramento e o fortalecimento da Defesa do Consumidor para os consumidores brasileiros, por meio da união de todos os Procons que atuam na região Norte. A reunião contou com quatro painéis, onde foram debatidos diversos temas como o Sistema Proconsumidor, Superendividamento, Energia Elétrica, Telefonia/Internet, Serviços Bancários e Aviação Civil.
Durante a ocasião, que também ocorreu de forma híbrida, foi elaborada uma Carta de União e Fortalecimento da Política de Defesa do Consumidor da Região Norte. O documento será entregue aos representantes da Senacon para que as propostas debatidas durante o fórum sejam avaliadas pelo Sistema Nacional, objetivando, entre outras coisas, a resolução de situações específicas enfrentadas pelos consumidores da Região Norte. Na reunião também ficou decidido que o próximo fórum, que irá ocorrer em 2025, será realizado no estado de Rondônia.
A presidente do Procon/AC enfatizou a importância do encontro entre as instituições para a troca experiências e ideias que visam promover a ampliação de conhecimentos em relação à Defesa do Consumidor e, assim, proporcionar um trabalho que irá contribuir com o desenvolvimento em prol do país.
“É de grande relevância estarmos mostrando os potenciais do Acre, todos os avanços que tivemos ao longo desses anos e poder, a partir desse momento, construir projeções para o futuro, considerando a dinâmica que existe no mercado, as inovações tecnológicas frente às vulnerabilidades que os consumidores estão sujeitos no dia a dia. Então, é nosso papel garantir que essas informações sejam devidamente difundidas para que tenhamos um melhor resultado em prol dos consumidores”, ressaltou.
O coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Alexandre Yamanaka Shiozaki, explica que a participação da Senacon no evento busca a integração e é de suma importância para atender às pautas específicas dos consumidores desta região.
“Sempre tivemos problemas de empresas terem uma conduta diferenciada, a depender do estado. Então, queremos que haja essa uniformidade, não só de exigirmos isso das empresas, mas nós também, como órgãos que fazem o direcionamento de toda a política pública, precisamos ter essa integração e manter essa união, que é importante para a defesa do consumidor como um todo”, destacou.
O coordenador estadual do Procon em Rondônia, Yan Gabriel Helmann, enfatizou que os fóruns regionais são essenciais para a união dos entes em prol dos consumidores.
“Esses fóruns regionais são muito importantes para que a gente consiga unir mais, principalmente a Região Norte, para que a gente traga pautas importantes, nossas demandas aqui da região, que às vezes são muito diferentes das pautas do Sul e do Centro-Oeste, do Nordeste. Sempre digo que se nos fortalecermos aqui na Região Norte conseguiremos fazer trabalhos em conjunto e que tragam positividade para os consumidores que nos procuram”, destacou.
Fonte: Agência de Notícias do Acre