MEIO AMBIENTE

Sema realiza atendimentos do Cadastro Ambiental Rural e distribuição de mudas

A Secretaria participou de mais uma edição do Juntos pelo Acre com atendimentos do CAR, além da distribuição de mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta


Com o objetivo de oferecer serviços de promoção de bem-estar e cidadania para a população, ocorreu neste sábado, 8, mais uma edição do Juntos Pelo Acre. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou dessa edição com atendimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além da distribuição de mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta.

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Atuando diretamente nas comunidades que mais precisam de acesso à cidadania, esta edição do Juntos pelo Acre foi realizada na Vila Verde, localizada no km 58 da Transacreana.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância do projeto que visa aproximar o poder público das pessoas oferecendo serviços básicos, orientações e cidadania.

“Essa ação tem o objetivo de aproximar a população dos serviços públicos e a Sema sempre participa ativamente do Juntos pelo Acre com distribuição de mudas, educação e regularização ambiental. Nesta edição, estamos com as nossas equipes oferecendo atendimento e orientações sobre o CAR e distribuindo mudas do Viveiro da Floresta”.

Como suporte aos produtores rurais da região, foram ofertados pela equipe da Sema os serviços de apoio à inscrição e retificação do CAR e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e projetos de fomento e implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Morando com a família na região desde a infância, o produtor rural da transacreana, Afonso do Nascimento Sales Costa, buscou o atendimento da equipe do CAR e elogiou a iniciativa. “Viemos aqui hoje com a Sema e graças a Deus que fomos bem atendidos fomos orientados bem a respeito do que viemos atrás, sobre a questão do Ibama e do Imac, e agora vamos correr atrás. Essa vinda aqui foi muito boa e agilizou bastante coisa pra gente, em vez de a gente ter que ir lá”, afirmou.

 Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Ainda como parte da atuação da Sema no Juntos pelo Acre, a secretaria realizou a distribuição de mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta. Ao todo, mil mudas foram doadas aos moradores da Vila Verde. Entre as espécies de plantas nativas e frutíferas distribuídas estavam: café clonal, caju, cupuaçu, ingá de metro e ingá de macaco.

Aluno do Curso de Cafeicultura do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológia (Ieptec), o senhor Altemir Carlos de Freitas foi um dos beneficiados com as mudas do Viveiro da Floresta. Com sua muda de café em mãos, Altemir declarou que esse pode ser o começo de uma nova história na sua vida.

“Era um sonho da minha adolescência cultivar café e eu consegui esse curso através do Estado, no Ieptec, que me proporcionaram essa oportunidade. E graças ao Viveiro da Floresta, que me cedeu a primeira muda, não é o começo de um grande cafezal, porque eu já aprendi a fazer o clone dele, daí posso tirar outras mudas pra mim”.

Fonte: Agência de Notícias do Acre