TECNOLOGIA

TJAC anuncia implantação de inteligência artificial para agilizar processos

Conforme o projeto apresentado, com a petição inserida no sistema, a Inteligência Artificial (IA) irá analisar o conteúdo e classificar o processo


O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) anunciou, nesta quarta-feira, 05, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), a implantação de um sistema de Inteligência Artificial, com intuito de melhorar a “agilidade do trâmite de documentações digitais”. A inovação tem o intuito de classificar vídeos e imagens de processos, com rápido encaminhamento para outras unidades competentes.

Foto: Reprodução

Conforme o projeto apresentado, com a petição inserida no sistema, a Inteligência Artificial (IA) irá analisar o conteúdo e classificar o processo. Caso o advogado discordar da classificação empregada, terá a possibilidade de alterá-la. O próximo passo será a distribuição automática do processo pela tecnologia.

A equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação disse que existem cinco classes dentro do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com 99,9% de acerto, e quanto mais uso da ferramenta, mais haverá avanço e aperfeiçoamento das deficiências do sistema.

Com a opção de inserção de vídeos na petição judicial nesse sistema, serão eliminadas três etapas: A – pedir a juntada dos arquivos; B – aguardar a autorização da unidade; C – após a conclusão das duas primeiras operações, estaria liberada a inserção dos vídeos. Agora, os vídeos podem ser enviados com o pedido, simplificando o processo.