EDUCAÇÃO

Professores da Ufac rejeitam proposta do governo federal e mantêm greve

Uma contraproposta da ADUFAC e da ANDES foi protocolada e apresentada ao público, trazendo as necessidades e reivindicações dos professores da Instituição federal


A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (ADUFAC) informou nesta terça-feira (28) que os professores da instituição federal irão continuar com a greve nacional da categoria, por melhores salários e condições de trabalho. A decisão dos docentes está consoante aos sindicatos de professores das universidades federais.

Foto: Adufac

Os professores universitários do Acre rejeitaram a proposta do governo federal de reajuste salarial proposto para 2025 e 2026, não atendendo às demandas apresentadas pelos servidores públicos da educação, que almejam, além do aumento salarial, um plano de carreira que valorize a categoria.

Uma contraproposta da ADUFAC e da ANDES foi protocolada e apresentada ao público, trazendo as necessidades e reivindicações dos professores da UFAC.

O próximo passo dos professores do ensino superior será uma reunião marcada para o dia 3 de junho, para discutir novas estratégias de negociações entre a categoria e o governo federal. Em nota, a ADUFAC reitera o compromisso com a defesa da educação pública de qualidade e do bem-estar da comunidade acadêmica.

A associação afirma também que a greve irá continuar, enquanto os direitos dos professores universitários não sejam valorizados no Brasil.