AGRICULTURA FAMILIAR

Acre será contemplado com 2 novos assentamentos para famílias rurais

O programa Terra da Gente visa definir os tipos de terras à disposição no Brasil para abarcar as famílias que desejam morar e viver no campo


O governo federal anunciou nesta segunda-feira (15) a demarcação de nove assentamentos rurais pelo Brasil, e o Estado do Acre foi contemplado com dois assentos. A iniciativa do governo faz parte do programa Terra da Gente, que tem o objetivo de ampliar o acesso à terra às famílias produtoras rurais.

Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

O primeiro assentamento no Acre está localizado no município de Manoel Urbano, no interior do Estado. A localidade abrange as partes A3 e B3 da área pública federal na Gleba Afluente, onde 120 famílias serão contempladas com lotes, no total de 20,4 mil hectares. O outro assentamento está localizado no município de Sena Madureira, na Gleba Arez, onde mais de 21 mil hectares serão distribuídos para 91 famílias na região.

O programa social Terra da Gente, expandido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), visa definir os tipos de terras à disposição no Brasil para abarcar as famílias que desejam morar e viver no campo. O projeto propõe promover a inclusão produtiva, além de aumentar a produção de alimentos e reduzir as agitações agrárias.  Segundo o órgão federal, até 2026, quase 300 mil famílias de agricultores devem ser beneficiadas em todo o Brasil.