Escolas públicas do Acre foram selecionadas na última terça-feira (2) pelo Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para receberem investimentos na inclusão digital. As escolas acreanas irão receber o incentivo juntamente com outras instituições de ensino das regiões norte e nordeste do Brasil.
O investimento para o projeto está na casa dos R$ 75 milhões e no Acre foram 76 escolas escolhidas.
O projeto de levar internet de qualidade a essas instituições de ensino públicas foi idealizado pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) em conjunto com os ministérios da Comunicação e da Educação. A concepção da iniciativa é levar essa tecnologia com a instalação de Wi-Fi nessas escolas até 2026.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o gerenciador dos recursos arrecadados pelo FUST que foram repassados para a instituição financeira, para a realização de projetos voltados para inclusão digital nessas escolas públicas com fins pedagógicos.
O próximo passo será a divulgação de edital para a seleção das empresas que irão desenvolver e prestar os serviços de telecomunicações para essas instituições de ensino.