SINAPIR

Ministério da Igualdade Racial entrega kits de equipagem para municípios do Acre

Entre os itens que foram entregues estão veículos, bebedouros, televisões, refrigeradores, impressoras e computadores


Nesta terça-feira (2), o Ministério da Igualdade Racial realizou a entrega de dois kits de equipagem para os municípios de Sena Madureira e do Rio Branco, no Acre, como parte do Programa de Equipagem e cumprimento do edital número 4/2022. Entre os itens que foram entregues estão veículos, bebedouros, televisões, refrigeradores, impressoras e computadores.

Foto: Jurandir Lopes

Os kits foram entregues para os Órgãos e Conselhos de Políticas Públicas para a Igualdade Racial do Brasil com o objetivo de fortalecer a coordenação e a articulação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial nos estados que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

“Esse Programa tem relevância não só por essa distribuição de equipamentos, mas também por democratizar condições para o bom desenvolvimento das políticas públicas. Queremos o MIR em todos os cantos do Brasil, garantindo a estrutura dos órgãos de promoção da igualdade racial” destacou a Diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), Isadora Bispo.

De acordo com a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH –Rio Branco), Rila Freze, “é uma grande satisfação fortalecer o Conselho de Igualdade Racial e, também, aprimorar o departamento que cuida dessas políticas dentro do Município. Estamos muitos felizes e com mais responsabilidade para assegurar políticas de qualidade para as pessoas negras, indígenas e quilombolas”.

A iniciativa é um importante instrumento de colaboração para a expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) por todo o território brasileiro. A coordenadora-geral de promoção do Sinapir, Ana Rita Santiago, afirmou que “é mais um grande desafio que se apresenta, receber o kit é um grande momento, mas tudo só começa agora. Eu me coloco a disposição para o que for necessário para que as políticas de igualdade racial atinjam todo o país”.

Fonte: Ministério da Igualdade Racial