Deputados da oposição ao governo federal, estão coletando assinaturas na Casa Baixa do Congresso Nacional para ratificar um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT), devido às declarações do petista, onde o mesmo comparou a atuação de Israel na guerra contra o grupo terrorista Hamas ao regime Nazista de Adolf Hitler. Até o momento, nesta terça-feira (20), o pedido já conta com 108 assinaturas.
Entre as assinaturas do documento estão nomes de deputados que fazem parte da base aliada do governo federal. Contudo, apesar da movimentação política e da adesão de vários parlamentares, a petição pode ter um destino não muito animador, pois aliados políticos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-RN), acreditam que o pedido deva ser arquivado pelo parlamentar.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está coordenando a coleta de assinaturas para protocolar o pedido de impeachment até o final do dia desta terça (20). Segundo a justificativa do documento, Lula deflagrou uma crise diplomática severa com Israel, expondo o Brasil a um possível perigo de guerra. Conforme a petição, Lula cometeu um crime de responsabilidade.