TRABALHO INFORMAL

Brasil tem 1,5milhão de pessoas trabalhando por meio de plataformas digitais

Pesquisa realizada pela UFPR, indica que mais da metade deste total atua com transporte de passageiros e quase 80% exercem suas atividades sem carteira assinada


Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), revelou que no Brasil 1,5 milhão de pessoas trabalham nas famosas plataformas digitais. Desse total, cerca de 850 mil são motoristas de aplicativos de transporte de passageiros, dos quais 485 mil estavam em atividade para o Uber, o mais conhecido e utilizado não só no Brasil, como em todo o mundo, que por muitos especialistas já começam a chamar de “uberização”.

Fotos: Internet/Divulgação

O projeto de pesquisa reuniu uma equipe multidisciplinar, com especialistas nas áreas do Direito, Economia e Sociologia, da UFPR e Unicamp. De acordo com o relatório publicado por pesquisadores da Clínica de Direito do Trabalho da UFPR, mostra que, embora tenha aumentado o número de trabalhadores, quase 80% exercem suas atividades informalmente, ou seja, não têm direitos trabalhistas reconhecidos pela justiça.

Foram utilizados métodos mistos de análise de tráfego de web e de dados do IBGE. Também foram aplicados questionários, respondidos por 500 trabalhadores de diversas profissões, além da realização de entrevistas em profundidade, levantamento de propostas legislativas e análise de conteúdo de decisões judiciais, com o objetivo de compreender o funcionamento desse modelo de negócio no Brasil e as relações de trabalho.

O relatório também mostrou, que há uma tendência de crescimento do trabalho em plataformas digitais. No setor de transporte, houve um aumento da média móvel trimestral de mais de 190 mil trabalhadores atuando, se comparado a agosto de 2019, conforme mostra tabela abaixo. No mesmo período, a média móvel de trabalhadores em plataformas de aplicativos de entrega cresceu 330.188; e de usuários diários no setor de saúde cresceu 714.007.