MEIO AMBIENTE

CPI das ONGS terá primeira audiência externa no Estado do Acre

O objetivo é ouvir as lideranças locais a respeito da interferência dessas ONGs e Oscips na região


A CPI das ONGs deverá realizar sua primeira diligência fora do senado federal, em Brasília, no Estado do Acre, nesta quinta-feira (19), no município de Brasiléia e Epitaciolândia, interior do Estado. Na ocasião, serão ouvidas lideranças locais sobre as ações realizadas pela Organizações não governamentais (ONGs) e de Organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) na região da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os requerimentos para a realização das audiências foram propostos pelo senador Marcio Bittar (União/AC) e apresentadas no dia 15 de agosto em audiência da Comissão, onde os membros da CPI ouviram o depoimento do deputado Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro.

Segundo Marcio, em postagem nas suas redes sociais, a proposta da Resex Chico Mendes é muito diferente daquela que foi noticiada pelos defensores de sua criação. Para o senador, uma das metas da CPI no Acre é o debate sobre o que muitos falam na região, porém poucos conhecem. “Queremos, como sempre, ouvir principalmente os moradores da Reserva mostrando uma realidade que, eu entendo, poucos brasileiros conhecem”, afirmou.

Na sexta-feira (20), a reunião da CPI das ONGs será em Rio Branco, capital do Acre, na Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo é ouvir as lideranças locais a respeito da interferência dessas ONGs e Oscips na região, principalmente em relação à obra da BR-364, que liga Rio Branco a município de Cruzeiro do Sul.

“Na Aleac, queremos ouvir as lideranças, gente do Juruá, onde o foco principal vai ser o papel de algumas ONGs com o Ministério Público parando obras no Brasil inteiro. No caso do Acre, a nossa obra sonhada, desejada, necessária, a qual é a continuidade da BR-364 até Pucallpa, no Peru, que está paralisada pela ação de duas ONGs com o Ministério Público Federal (MPF)”, disse Bittar.