RECONHECIMENTO

Advogada acreana está na final do Prêmio Best Sister in Law 2023

Lúcia Ribeiro concorre na categoria Direitos Humanos. O prêmio reconhece a contribuição de mulheres negras na advocacia brasileira


Representando o Acre na finalíssima do prêmio Best Sister in Law 2023, a advogada Lúcia Ribeiro, Natural de Xapuri, interior do Estado, irá disputar o prêmio que traz um reconhecimento ao trabalho realizado por mulheres negras na advocacia, trazendo relevância e representatividade no Direito brasileiro.

Foto: Facebook/Lúcia Ribeiro

A acreana, doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), além de lecionar no curso de Direito da Estácio Unimeta, vai disputar a premiação na categoria Direitos Humanos, devido à vasta experiência pessoal e profissional nas questões de raça e gênero.

“Me inscrevi na categoria Direitos Humanos porque envolve toda minha trajetória de vida, militância e exercício da advocacia”, comentou.

Lúcia exerce a profissão de advogada desde 2011, e trabalha nas áreas: criminal, previdenciária, criança e adolescente, família, violência contra a mulher, etc. A jurista criou seu próprio escritório devido à dificuldade de conseguir trabalho em outros espaços advocatícios.

A jurista também foi a primeira secretária adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, e implantou as políticas públicas de enfrentamento ao racismo na região, além de ser militante de direitos humanos e do movimento de mulheres, atuando na cidade e na zona rural.

“Estou muito feliz em fazer parte das finalistas. Eu, acreana de Xapuri, formada no Acre, estou concorrendo com mulheres de todo o Brasil, em razão da minha história de resistência, resiliência e de luta em favor dos direitos humanos”, afirma a professora.

Lúcia também integrou o grupo de trabalho da Reforma do Código Penal, como especialista convidada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Na ocasião, a jurista propôs alterações nos temas relacionados ao racismo. A entrega do prêmio acontece no dia 24 de fevereiro, em São Paulo.

Votação

As vencedoras de cada uma das 18 categorias do Prêmio Best Sister in Law 2023 serão conhecidas por meio de votação popular, que se encerra no dia 30 de janeiro.  Os acreanos que quiserem votar em Lúcia Ribeiro,  devem seguir o passo-a-passo:

1-Clique neste link;

2-Clique em VOTE AGORA;

3-Clique em COMEÇAR;

4-Digite seu CPF;

5-Procure a categoria DIREITOS HUMANOS;

6-Procure LÚCIA DE LIMA – AC;

7-Clique em VOTAR;

8-Clique em CONFIRMAR VOTO.