HISTÓRICO

Após 120 anos de espera, ponte entre Brasil-Bolívia será construída

O local escolhido para a construção da Ponte será sobre o Rio Mamoré, na região entre as cidades de Guajará-Mirim–RO e Guayaramerín, na Bolívia


O Ministério dos Transportes anunciou para este ano de 2024 a idealização da construção da Ponte Internacional de Guajará-Mirim, que fará a ligação entre Rondônia e Bolívia. A Obra está prevista para ser construída desde a aquisição do território do Acre comprado pelo Brasil em 1903 através do Tratado de Petrópolis.

Imagem: Ministério dos Transportes

O governo federal avalia o empreendimento como importante para o plano de integração sul-americana, pois traz uma nova rota para o transporte de cargas e de passageiros na região norte do Brasil. O projeto da construção da ponte entre Brasil e Bolívia está inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O local escolhido para a construção da Ponte será sobre o Rio Mamoré, na região entre as cidades de Guajará-Mirim–RO e Guayaramerín, na Bolívia. O empreendimento, orçado em R$ 430 milhões e com previsão de três anos para ser construído, calcula uma travessia com extensão de 1,22 km e largura de 17,3 metros.

A licitação será por meio de Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), onde a mesma empresa é responsável pela elaboração dos projetos básicos e execução da obra.  O empreendimento deve criar cerca de 4,3 mil empregos diretos e indiretos na região e a construção de um complexo de fronteira no lado brasileiro da ponte.

A importância da construção dessa ponte vai trazer ao Brasil uma melhor Integração sul-americana e uma saída para o Oceano Pacífico por via terrestre, passando pelo território boliviano até os portos chilenos.